Skip to content

Contato

Portal Brasileiro da Filosofia? Clique na coruja!
Visite o Portal Brasileiro da Filosofia

_____________________________________________________________

Entre para a rede social do filósofo: http://www.facebook.com/paulo.ghiraldelli

Assine o blog oficial : http://ghiraldelli.pro.br

_________________________________________________________

Você quer entrar em contato como o filósofo e suas atividades?

Com o Portal Brasileiro da Filosofia: www.filosofia.pro.br

Com o Centro de Estudos em Filosofia Americana: http://cefa.weebly.com

Com aquisições de vídeos e livros, com a Fran: fghi29@gmail.com

Com o filósofo Paulo Ghiraldelli Jr. pgjr23@gmail.com

Com a TV Filosofia: www.mogulus.com/filosofia

Facebook: http://www.facebook.com/paulo.ghiraldelli

Ou deixe seu recado aqui mesmo, usando o formulário abaixo!

10 Comentários leave one →
  1. 18/07/2008 3:32

    Pelo blog Amalgama (http://www.amalgama.blog.br/) vi o vídeo sobre a Lei do Azeredo e confesso que fiquei muito, muito feliz. Primeiro porque escrevi um texto meio inflamado semana passada sobre o assunto da censura, e é bom ver que fui no caminho certo (esqueci, miseravelmente, do Alienista!). Segundo, porque vc foi ainda muito mais longe do que eu tive coragem de ir. Não entrei na questão da pedofilia de peito aberto assim (aliás mal falei dela, apesar de ter dito que resolver determinados assuntos a qualquer custo era um custo alto demais para a sociedade pagar). Admiro a sua coragem. E acho que vc está correto, ainda que a maioria das pessoas vá entender que isso é uma defesa da pedofilia (e eu entendo que não é – só que ela existe e não é dizendo que ela é crime que ela vai desaparecer…é isso né?).
    Mais uma vez, obrigada. É sempre bom ver que existem pessoas corajosas no mundo!

    Flavia

  2. 18/07/2008 3:54

    Eu de novo – é que fiquei pensando: a Veja da semana passada, ao falar do assunto, tem os indefectíveis guias “do que pra fazer para proteger o seu filho”, e naqueles conselhos estão coisas que fariam corar o Conselheiro Acácio. “Cuidado com os chats de seus filhos na internet”. Bom, imagino que estejamos falando de crianças até uns 10 anos de idade, pelo menos. Crianças que obviamente têm que ser monitoradas. Será o benedito que seja preciso alguém dizer que crianças dessa idade não só deveriam gastar o tempo de outra forma mas, em o gastando em chats, alguém tinha que estar monitorando? Normalmente são as mesmas pessoas que abdicam do pátrio poder (pátrio poder esse que implica em deveres, e deveres sérios, como o de zelar pela integridade dos filhos) defendem a “lei contra a pedofilia”. Pois assim não precisam se preocupar com o que seus filhos estejam fazendo na internet, que subitamente terá virado a terra de Oz…

    Desculpe, mas é que isso tava meio entalado…
    Mais uma vez obrigada!
    Flavia

  3. vitorviegas permalink
    12/08/2008 0:25

    Gostaria que você comentasse as seguintes questões, por favor. Se tiver materiais sobre os temas em questão e puder passar para mim de algum modo, serei extremamente grato. Estou cursando o ensino médio e tento estudar filosofia para o vestibular, mas o acesso a informações é muito difícil.

    Agradeço desde já,
    Vitor Viegas

    (UFPA-2008) Desde Platão se discute a função sociocultural da arte, o que confere à sua autonomia certa relatividade. Recentemente, com a Escola de Frankfurt, cunhou-se para a determinação social da arte termos como “indústria cultural” e “cultura de massa”, porque, como diz Theodor Adorno, no regime econômico capitalista sacrifica-se “o que fazia a diferença entre a lógica da obra [de arte] e a do sistema social.”
    Com relação à interpretação de Adorno sobre a função social da arte no regime capitalista, considere as afirmativas abaixo:
    I. Na sociedade capitalista, o desenvolvimento técnico-industrial conduziu à padronização do gosto em beneficio do mercado.
    II. Não há gozo da arte, na sociedade liberal, se a criação for massificada.
    III. Ao sacrificar a lógica da obra às determinações do sistema, o artista está garantindo não só seu lucro como a própria sobrevivência da arte, já que a nossa economia é capitalista.
    IV. Com a indústria cultural, ocorre a perda completa da idéia de autonomia da arte.
    V. Adorno não concorda com Platão quanto à idéia de que a experiência estética, como acontece hoje em dia, necessita de um nexo funcional para cumprir seu papel na vida social e política do homem.

    Assinale a alternativa INCORRETA.
    Segundo John Locke (1632-1704), são proprietários:
    A) todos que são proprietários de suas vidas, de seus corpos, de seus trabalhos, isto é, todos são proprietários.
    B) todos os operários, pois fazem parte da sociedade civil, portanto, podem governar como qualquer cidadão, pois é sua prerrogativa.
    C) todos os homens, já que a primeira coisa que o homem possui é o seu próprio corpo; assim, todo homem é proprietário de si mesmo e de suas capacidades.
    D) somente aqueles que podem governar, isto é, os homens de fortuna, pois somente esses podem ter plena cidadania.

  4. 01/07/2011 14:38

    Olá, Professor
    Sou estudante do bacharelado em audiovisual pelo Senac-SP e acompanho seu canal de vídeos no youtube, blog e agora facebook.
    Pretendo realizar como TCC um multimídia interativo educativo que dê, através da interação, noções básicas de filosofia (história e conceitos) para crianças de 6 a 12 anos.
    Confesso que, apesar de algumas leituras superficiais de algumas obras, sou leigo no tema e acredito que você poderia me dar um norte do que posso priorizar na minha pesquisa enfocando os temas de maior interesse, pedagogicamente falando, se tratando de crianças na mencionada faixa etária. Não pretendo, como dito, me aprofundar muito nas questões, mas despertar a curiosidade através de um encantamento visual e sonoro, junto a uma linguagem simples, direta e bem humorada, portanto, o que estou pedindo são mesmo tópicos, bibliografias e até contatos (se o senhor conhecer alguém que pesquise filosofia na pedagogia infantil ou algo do tipo) que me deem uma noção necessária de conteúdos que me possibilitem realizar meu TCC com responsabilidade.
    Sua ajuda será de grande importância
    agradecido, Guilherme Pazzetti guilhermepazzetti@hotmail.com

  5. 06/03/2012 1:32

    Olá, sou o brother…
    respondendo à pergunta que não tive tempo de responder no facebook

    — “Brother”, qual o problema “brother”?

    “Seu Paulo, resolvi assinar suas atualizações por simpatizar com estudos filosóficos e ter posts diários de um filósofo brasileiro no facebook.
    Acontece que não foi bem como eu esperava… até respeito seu ‘estilo’ de filosofia despojada mas chega um momento que satura. No meu caso durou dois dias. Mas, enfim, sei que sou um idiota!

  6. 28/03/2012 5:26

    Dia longo…se precisa de desculpas já estão sendo dadas.
    Você está vivo e eu morto. Deixe estar.
    Deixe estar, cara.

  7. 25/11/2012 19:28

    Certa vez o Senhor brigou comigo por causa do Danilo Gentili . Gostaria muito de saber a sua opinião agora sobre ele.
    Diferente de anos atrás, agora sou formada e durante os anos de minha formação tive como base a filosofia. E no entanto continuo com a mesma opinião sobre o Senhor, ou seja, age mais fora da sociedade em que vive e não para a formação e mudança da mesma.

  8. 08/06/2013 0:55

    Olá Paulo Ghiraldelli Jr, gostaria de utilizar seu texto “a boa e velha ética” mas só achei ele no meio de um material ( apostila ) de ensino médio em pdf, Onde tem esse texto oficial na internet que eu possa utiliza-lo , pois o curso é sobre ética profissional e gostei muito do seu texto, é um curso a distância e tenho que colocar o link do material

    Atenciosamente
    Prof. Nília

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: